Apoie o comércio local. Entenda o impacto que você pode gerar.

William Brendaw

Recomenda

High Jump

Um infográfico interativo que simula a ação da gravidade se você realizasse um pulo em outros objetos presentes no Sistema Solar. Só tome cuidado ao simular o pulo em alguns objetos muito pequenos: você pode nunca mais voltar ao solo.

Unidade de medidas em Java, como e o porquê

Artigo que destrincha como realizar o mapeamento de unidade de medidas em Java, mostrando a motivação de se utilizar boas práticas e como lidar com a alta complexidade dessa tipagem de dados.

DTO: hipster ou depreciado?

Análise muito boa sobre se ainda é válido hoje em dia utilizar o padrão DTO nas integrações das aplicações Java. Também apresenta ferramentas que facilitam esse tipo de integração.

The Basecamp Guide to Internal Communication

Guia incrível do Basecamp, explicando como funciona a comunição interna da empresa. Nos ajuda a entender formas de como melhorar a comunicação no dia a dia de trabalho, dando ênfase à comunicação assíncrona.

easy_rust

Repositório muito interessante que ensina Rust de uma forma bem simples e direta. Ideal para quem não tem tempo para ver a documentação ou tutoriais no Youtube.

JetBrains Technology Day for Java

O evento da JetBrains sobre Java já ocorreu, mas mesmo assim vale a pena dar uma olhada nas gravações. As apresentações sobre Streams, vida após o Java 8 e Garbage Collectors concorrentes parecem muito interessantes.

Roy Fielding's Misappropriated REST Dissertation

Um paper muito bom que disseca o porquê da interpretação equivocada que muitas pessoas fazem sobre o padrão REST, ondem subvertem o real sentido da arquitetura descrita pelo Roy Fielding em 2000.

macintosh.js

Uma máquina virtual do Macintosh com o System 8, rodando no Electron. É uma belezinha.

25 Years of Java: the past to the present

Podcast muito interessante do StackOverflow, onde foram convidados pela Oracle para falar sobre os 25 anos do Java, desde o início como o Projeto Green até os dias de hoje. Vale a pena ouvir pra quem trabalho ou já trabalhou com Java.

Lights and Shadows

Mais uma explicação interativa muito interessante, agora sobre como funciona a luz e a sombra. Com muitos detalhes, fórmulas e, principalmente, animações, é muito divertido entender como funcionam os princípios da luz e da sua ausência.

6 Reasons Why Elixir Is Better Than Ruby

Artigo provocante que faz uma comparação entre o Ruby e o Elixir. Já não bastando a vontade que eu tenho de aprender Ruby, vou acabar olhando Elixir graças a esse artigo.

New Logo and Identity for Waze by Pentagram

Uma avaliação muito interessante sobre a atualização da identidade visual do Waze, saindo daquele visual amador para adotar um visual profissional, condizente com a relevância do serviço.

Documentário Horizon Zero Dawn

Excelente documentário feito pelo Noclip sobre a criação e desenvolvimento do jogo Horizon Zero Dawn pela Guerrilla Games. É muito interessante ver a transição deles, saindo dos FPSs lineares com a série Killzone, para entrar nesse RPG mundo aberto incrível do HZD, que possui uma narrativa mais densa.

Symmetric Shadowcasting

Artigo interativo que mostra passo-a-passo como funciona o algoritmo de projeção de sombra muito utilizado nos jogos roguelike. Apareceu para mim enquanto pesquisava mais sobre o Dwarf Fortress.

Dwarf Fortress Creator Explains its Complexity & Origins

Nesta entrevista, o criador do Dwarf Fortress explica um pouco sobre como funciona a complexidade desse jogo, que mesmo tendo todo o visual em ASCII, é uma das simulações de jogos mais completas já feitas.

Use Binary Encoding Instead of JSON

Artigo muito interessante argumentando o porquê de usar codificação em binário ao invés do bom e velho JSON. Inclusive a autora apresenta padrões de codificações em binário que nunca tinha ouvido falar. Mais uma maneira de otimizar os recursos da sua aplicação.

2020 GitLab DevSecOps Survey

A pesquisa anual do GitLab sobre DevSecOps engloba 3 grandes áreas: desenvolvimento e entrega, segurança e testes. Neste ano, os resultados da pesquisa mostram que a entrega contínua segue como um tópico do momento, enquanto a adoção de segurança dentro do DevOps, que virou DevSecOps por causa desse tópico, ainda segue sendo algo difícil de se alcançar pelas equipes.

QTrends Arquitetura - A vez dos monólitos modulares

É interessante ver como o mercado da tecnologia (ou melhor, qualquer mercado) é feito de ciclos. Depois de 10 anos após a arquitetura de Microsserviços ser a bola vez para substituir os Monolitos desajeitados das décadas passadas, voltamos a falar sobre Monolitos Modulares, que bebem um pouco da modularização dos Microsserviços. Ou seja, is the Circle of Technology.

How the Virus Won

Conteúdo interativo muito interessante do The New York Times que faz uma avaliação de como a Covid-19 se espalhou pelos Estados Unidos.

Rust Breaks into TIOBE Top 20

Rust é uma linguagem que há algum tempo vem chamando a atenção. Já fazem 5 anos que é a linguagem mais amada na pesquisa anual do Stack Overflow. Os desenvolvedores já estão usando ela, seja no trabalho ou apenas por hobby. E agora faz parte do ranking TIOBE Top 20 das linguagens mais populares.

Deno Is Ready for Production

Em maio, o Deno finalmente alcançou a versão 1.0.0. Essa notícia do InfoQ nos dá uma boa visão geral e o grau de maturidade alcançado pela versão estável desse framework criado pelo desenvolvedor original do Node.js para corrigir as 10 coisas que ele se arrepende no Node.js. Não vejo a hora de começar a brincar com o Deno.

Mupoca #115 - Home-office pra quem?

Duas dicas em uma: podcast muito interessante sobre o artigo escrito pelo grande Ken Fujioka, discutindo sobre a realidade atual do trabalho em casa ser ou não home-office e suas complicações e imposições causadas pela situação atual decorrente da pandemia de Covid-19.

Diagrams: Diagram as Code

Uma excelente ferramenta para diagramação de arquiteturas de sistema em codigo Python, sem necessitar o uso de nenhuma ferramenta gráfica. Uma vantagem bem interessante dessa ferramenta é poder ter a rastreabilidade da evolução da arquitetura pelo versionamento do repositório, seguindo a linha do Architecture Decision Record.

Eight Habits of Expert Software Designers

Neste guia ilustrado publicado pelos autores do livro Software Design Decoded, são abordados oito hábitos que todos os designers de software experientes possuem. Para a minha felicidade, me identifiquei com a maioria dos itens.

The Engineer/Manager Pendulum

Neste texto a Charity Majors faz uma excelente análise sobre as características dos líderes técnicos e as falsas recomendações/percepções de que para crescer como líder técnico é necessário partir apenas para a gerência. Leitura mais do que recomendada.

Be Aware of the Quiet Ones like Keanu Reeves

Artigo com insights bem interessantes sobre como falar menos e criar espaços de reflexão para organizar melhor os pensamentos ajuda a entregar respostas mais certeiras em conversas e reuniões.

What Is the Ideal Length for a Presentation?

Um pequeno, e certeiro, post da Spoken Impact sugerindo a duração ideal para uma apresentação. Achei enquanto construía o layout das minhas palestras no site.

Why is CSS So Weird?

Uma reflexão muito interessante sobre a natureza do CSS, a linguagem de design da web, e porque ele tem esse jeitão "estranho": que não parece ser uma linguagem de marcação, nem uma linguagem de programação (numa forma imperativa). O vídeo possui legendas em português.

Ray Tracing In Notepad.exe At 30 FPS

Primeiro post de uma série maravilhosa do Kyle Halladay, desenvolvedor de games expert em engines e shaders, descrevendo como ele conseguiu fazer um ray tracer e um joguinho snake, daqueles que tínhamos nos antigos Nokia tijolão, dentro do Notepad do Windows. É um espetáculo.

ThoughtWorks Technology Radar vol. 22

Chegou a segunda metade de maio e com ela o Technology Radar vol. 22 da ThoughtWorks. Ótimo relatório para ficar atualizado sobre as últimas tendências identificadas pela maior empresa de consultoria do mundo, compartilhado com toda a comunidade de tecnologia.

Second-Order Thinking: What Smart People Use to Outperform

Excelente artigo que explica em detalhes como funciona o Pensamento de Segunda Ordem (tradução livre), que envolve uma reflexão maior sobre as consequências dos atos.

Criando narrativas de games, com Arthur Protásio

Excelente bate-papo do Raphael Dias com o Arthur Protásio, premiado escritor e designer de narrativas. É bem interessante ver a trajetória do Arthur e entender melhor como roteiro, narrativa e storytelling se integram no design de jogos.