William Brendaw

Como planejo e organizo as tarefas de projetos

29 de Março de 2024 · 2 minutos

Ao fazer as “obras” do site, reparei que involuntariamente acabo seguindo os mesmos passos para realizar tarefas em projetos, sejam elas pessoais ou profissionais.

É legal ver que tenho uma estratégia própria, mesmo que provavelmente não seja única, de como me planejar e organizar as tarefas que preciso fazer.

Por isso compilei esse roteiro sobre como funciona a minha abordagem para fazer as tarefas.

Listar tudo o que se pretende fazer no projeto

Começar com algum tipo de rascunho que liste tudo o que se pretende fazer no projeto. O bom e velho levantamento de requisitos.

Pode ser desenho mesmo. Ou tópicos que expliquem de forma simples as funcionalidades. Os dois combinados são o mundo ideal, mas não é a regra.

Exemplo: Página principal: Cabeçalho com os itens X, Y e Z; no corpo apresente a foto do autor com uma descrição sobre ele; uma lista dos últimos artigos do site; rodapé com o copyright e nome do autor.

Criar um roteiro a partir dos requisitos levantados

Após ter esse ponto de partida, agora chegou a parte para criar uma lista de tarefas que destrinche tudo isso. Aqui com um pouco mais de detalhe, mas sem ser cada bit explicado.

A ideia é definir um roteiro que ajude no fluxo de execução das tarefas.

Exemplo: Criar a página principal: criar a página index.html com a estrutura básica da página; criar o arquivo style.css que inicie zerando as regras CSS; implementar o cabeçalho com os itens X, Y e Z, adicionando estilo a essa seção dentro do arquivo style.css; colocar a foto do autor numa seção abaixo do cabeçalho, adicionando estilo…

Implementação com auxílio de comentários

Com as tarefas destrinchadas, agora é partir para a execução. Mas caso tenha algum tipo de bloqueio nessa parte, é possível usar comentários dentro do código como um roteiro do que precisa ser feito dentro dele.

Exemplo: Considerando a atividade “Criar a página index.html com a estrutura básica da página”, é possível colocar no código algo assim:

index.html

// Primeiro pensar sobre o que seria a estrutura básica de uma página.
// Dá pra pensar como colocar as tags básicas para qualquer página funcionar

// Colocar tags de abertura e fechamento do documento html
// Colocar conteúdo 'head': viewport, title, styles e alguns metas
// Colocar conteúdo 'body': só as tags body por enquanto já serão mais do que suficientes

E na medida que tu fores editar alguma coisa, é só remover o comentário de referência. Fica bem mais fácil e fluido codificar assim.

Esse tipo de abordagem não é nada de novo, mas é o jeito que eu tento abordar as tarefas que preciso fazer. Principalmente quando são os meus projetos pessoais.

Espero que tenha gostado. Nos vemos por aí!