William Brendaw

O acerto da Apple com o Vision Pro

13 de Junho de 2023 · 1 minuto

Da mesma forma que apareceram várias Mães Dináhs sobre como a tal web3, criptomoedas e metaverso iriam vingar, agora também apareceram vários críticos sobre o novo dispositivo da Apple. Ainda mais que o metaverso deu errado (pelo menos no tempo e forma de hoje), com seus dispositivos que nunca deslancharam.

E eu até entendo o ceticismo para o dispositivo que, num primeiro momento, parece ser mais do mesmo. Só que existe uma gritante diferença em forma e conceito entre ele e os que vieram antes: os anteriores queriam mudar radicalmente o jeito como você trabalha; este busca fazer uma transição do que você já conhece, só que num ambiente totalmente fascinante.

Com certeza o valor é absurdamente proibitivo no momento, não parecendo que em algum momento seja levado às massas (pelo menos não tão cedo). E talvez nem precise. Nem toda inovação precisa ser, de fato, revolucionária num nível como foram o celular ou a eletricidade. Basta apenas ser mais uma alternativa do que já estamos usando. Ou o celular matou completamente o uso do computador para trabalhar?

No fim é bom ver que nós ainda conseguimos inovar, trazer novas formas e alternativas de trabalho, que nos aproximam cada vez mais do futuro vendido pela ficção científica. De forma evolutiva, buscando se adaptar ao que já temos, sem precisar ser de uma jeito disruptivo.