Apoie o comércio local. Entenda o impacto que você pode gerar.

William Brendaw

Notas Quinzenais #4

Como você, caro leitor, já deve ter percebido, infelizmente não consegui manter a periodicidade desta edição das Notas Quinzenais. O motivo foi o falecimento do carregador do meu notebook. Fiquei uma semana sem o meu computador e muitas coisas ficaram paradas, incluindo o conteúdo do site.

Mas isso já são águas passadas e estou aqui novamente para registrar mais sobre a minha quinzena que, por uma fenda no espaço-tempo causado pelo meu carregador, teve bem mais do que 15 dias.

Pegue o seu café, chá ou água e vem comigo.

Minha "Quinzena"

Depois de algum tempo, concluí o conteúdo do Dojo sobre Microsserviços!

Me deu bastante trabalho, mas no fim compensou demais. O conteúdo ficou bem completo e consegue explicar passo-a-passo do zero a uma pequena estrutura de microsserviços. Também já ministrei o dojo para uma plateia qualificada que me fez perceber que o trabalho não foi em vão.

Estou muito orgulhoso desse conteúdo, o feedback do pessoal foi incrível e está me dando mais vontade de criar mais conteúdos como esse. Sempre quis transmitir conhecimento e sinto que estou indo pelo caminho certo.


Está publicado, enfim, o Notas de um GameDev #1 \o/

E, olha, deu trabalho pra fechar esse artigo. Nem foi por causa do conteúdo escrito: o problema maior foi concluir a parte do site onde o jogo da imersão foi publicado (e que os próximos jogos serão publicados). Pra variar, quis inventar umas firulas que tomaram tempo. E pelo já comentado falecimento do carregador do meu notebook.

Mas o que importa agora é que tudo está publicado e que comecei, de fato, a fazer games! No mês que vem pretendo ter algum progresso no novo jogo que eu estou desenvolvendo.


E para quem ainda não viu, tem site com layout novo na praça, além de outras novidades: o site da Ingrid Machado!

Pude ajudar com aqueles marotos dois centavos na parte da configuração e migração do site para o GitLab Pages. Mas o mais bacana dessa nova versão é que, além de ter reformulado o layout do site, que agora está chique no "urtimo", ela começou uma newsletter para compartilhar um pouco mais da experiência dela, de uma forma mais pessoal. Tô bem orgulhoso dessa nova fase do site dela.

Também recomendo demais a leitura dos conteúdos do site, além de se inscrever nessa newsletter que tem tudo para dar certo! (Talvez no futuro este site aqui possa ter a sua newsletter. Só o tempo dirá...)

O que eu vi pela Internet

Antes de sair nas Notas Quinzenais, você pode encontrar essas recomendações aqui nessa seção. Sempre publico os links com os comentários na medida em que os encontro.

New Logo and Identity for Waze by Pentagram

Uma avaliação muito interessante sobre a atualização da identidade visual do Waze, saindo daquele visual amador para adotar um visual profissional, condizente com a relevância do serviço.

6 Reasons Why Elixir Is Better Than Ruby

Artigo provocante que faz uma comparação entre o Ruby e o Elixir. Já não bastando a vontade que eu tenho de aprender Ruby, vou acabar olhando Elixir graças a esse artigo.

Lights and Shadows

Mais uma explicação interativa muito interessante, agora sobre como funciona a luz e a sombra. Com muitos detalhes, fórmulas e, principalmente, animações, é muito divertido entender como funcionam os princípios da luz e a sua ausência.

Why Coinbase Is Not Using Kubernetes to Run Their Container Workloads

Artigo muito interessante mostrando mais uma vez que não existe uma ferramenta para todas as situações, nesse caso explicando sobre a não utilização do Kubernetes. E é bacana ver também que eles usam uma solução própria, bem mais simples que uma solução em Kubernetes, que está disponibilizada de forma aberta na internet.

25 Years of Java: the past to the present

Podcast muito interessante do StackOverflow, onde foram convidados pela Oracle para falar sobre os 25 anos do Java, desde o início como o Projeto Green até os dias de hoje. Vale a pena ouvir pra quem trabalha ou já trabalhou com Java.

macintosh.js

Uma máquina virtual do Macintosh com o System 8, rodando no Electron. É uma belezinha.

Roy Fielding's Misappropriated REST Dissertation

Um paper muito bom que disseca o porquê da interpretação equivocada que muitas pessoas fazem sobre o padrão REST, ondem subvertem o real sentido da arquitetura descrita pelo Roy Fielding em 2000.