Vidas negras importam. Saiba como você pode ajudar.

William Brendaw

Notas Quinzenais #3

Mais uma quinzena passou, os problemas do coronavírus continuam aí, os esportes estão voltando (de uma forma no mínimo precipitada) e, mesmo com tudo isso, volto aqui para deixar os meus dois centavos sobre o que eu fiz e vi nesse período.

Pega um café, chá ou água e vem comigo.

Minha Quinzena

Estou num momento em que sinto estar atingindo uma maturidade elevada na computação, onde percebo que consigo absorver muito sobre conceitos que antigamente eu não fazia ideia de como ia aprender.

Depois de ter lido o livro de padrões de projeto para desenvolvimento de jogos, acabei vendo que o autor acabou de lançar mais um livro, só que dessa vez sobre Compiladores.

Desde as aulas de Estrutura de Dados na faculdade, eu sempre quis entender mais sobre o baixo nível, "sujar as mãos" com as estruturas base dos computadores. Porém esse tipo de tópico sempre foi desafiador pra mim, até pela impressão de alta complexidade que os "entendidos" da área fazem parecer.

Mas agora é diferente: eu fiquei verdadeiramente empolgado com os conceitos explicados pelo autor no livro sobre padrões de projeto para desenvolvimento de jogos. Tudo porque eu consegui relacionar o que ele explicou com o conhecimento que tenho atualmente. E consegui visualizar exatamente tudo o que foi explicado.

Sinto que agora, enfim, consigo aprender sobre esse tópico mais denso, que inclusive o autor já tinha correlacionado com alguns tópicos do outro livro.

Já estou ansioso para fazer as duas linguagens e seus compiladores propostos no conteúdo do livro. E, quem sabe, criar a minha própria linguagem. Só por diversão.


Não contente com isso, comecei a dar uma olhada sobre Rails.

Depois do lançamento do HEY, e de também ter lido recentemente o artigo do DHH falando sobre os Majestosos Monolitos, fiquei curioso para aprender mais sobre como montar esses tais MM , principalmente na stack em que eles são vendidos.

Nesse embalo, acabei olhando a apresentação do DHH explicando os novos recursos do Rails 5, e mais uma vez consegui relacionar com os conceitos que eu já vi em outros lugares, principalmente com Spring Boot. Claro, o Rails vende um pacote mais direto ainda do que o Spring Boot, mas mesmo assim vi muitos fluxos que eu já implementei.

Vou acabar brincando com esse framework, como se eu não tivesse mais coisas pra fazer.


E paralelo a tudo isso, ainda estava desenvolvendo o conteúdo do Dojo de Microsserviços. Essa atividade foi a que consumuiu a maior parte do meu tempo durante essa quinzena.

Mesmo pegando um conteúdo de referência, acabei complementando em muitos pontos, e em outros até reescrevendo, usando a minha experiência como referência. Também coloquei as tecnologias nas versões mais atuais, para quem for fazer ter o melhor disponível atualmente.

Agora está praticamente pronto. Irei publicar o conteúdo ainda essa semana, depois que eu realizar o primeiro dojo com esse conteúdo. Me desejem sorte.

O que eu vi pela internet

Antes de sair nas Notas Quinzenais, você pode encontrar essas recomendações aqui nessa seção. Sempre publico os links com os comentários na medida em que os encontro.

How the Virus Won

Conteúdo interativo muito interessante do The New York Times que faz uma avaliação de como a Covid-19 se espalhou pelos Estados Unidos.

QTrends Arquitetura - A vez dos monólitos modulares

É interessante ver como o mercado da tecnologia (ou melhor, qualquer mercado) é feito de ciclos. Depois de 10 anos após a arquitetura de Microsserviços ser a bola vez para substituir os Monolitos desajeitados das décadas passadas, voltamos a falar sobre Monolitos Modulares, que bebem um pouco da modularização dos Microsserviços. Ou seja, is the Circle of Technology.

2020 GitLab DevSecOps Survey

A pesquisa anual do GitLab sobre DevSecOps engloba 3 grandes áreas: desenvolvimento e entrega, segurança e testes. Neste ano, os resultados da pesquisa mostram que a entrega contínua segue como um tópico do momento, enquanto a adoção de segurança dentro do DevOps, que virou DevSecOps por causa desse tópico, ainda segue sendo algo difícil de se alcançar pelas equipes.

Use Binary Encoding Instead of JSON

Artigo muito interessante argumentando o porquê de usar codificação em binário ao invés do bom e velho JSON. Inclusive a autora apresenta padrões de codificações em binário que nunca tinha ouvido falar. Mais uma maneira de otimizar os recursos da sua aplicação.

Dwarf Fortress Creator Explains its Complexity & Origins

Nesta entrevista, o criador do Dwarf Fortress explica um pouco sobre como funciona a complexidade desse jogo, que mesmo tendo todo o visual em ASCII, é uma das simulações de jogos mais completas já feitas.

Symmetric Shadowcasting

Artigo interativo que mostra passo-a-passo como funciona o algoritmo de projeção de sombra muito utilizado nos jogos roguelike. Apareceu para mim enquanto pesquisava mais sobre o Dwarf Fortress.

Documentário Horizon Zero Dawn

Excelente documentário feito pelo Noclip sobre a criação e desenvolvimento do jogo Horizon Zero Dawn pela Guerrilla Games. É muito interessante ver a transição deles, saindo dos FPSs lineares com a série Killzone, para entrar nesse RPG mundo aberto incrível do HZD, que possui uma narrativa mais densa.