Apoie o comércio local. Entenda o impacto que você pode gerar.

William Brendaw

Notas Quinzenais #2

Mesmo com 1 dia de atraso, cá estou novamente para relatar o que aconteceu na minha quinzena. Quinzena que, pra variar, foi mais um período corrido, mesmo estando durante a crise do Covid-19.

Minha quinzena

Depois de muito tempo, finalmente botei a mão na massa para fazer um game. Como já tinha adiantando na última nota quinzenal, consegui concluir a Imersão GameDev da Alura. Foi muito legal concluir o jogo da "Hipsta", e perceber também que é muito mais interessante fazer jogos do que eu imaginava. Até comecei a ler um livro sobre padrões de projeto voltado para jogos.

Ainda nessa semana eu devo publicar o meu Game Dev Log detalhando mais sobre essa experiência, onde também você poderá jogar o game produzido por mim na experiência.


Também pude testar o ElementaryOS numa VM para ver como ele é e, gente, que sistema bonito. Na época que eu tinha testado lá nos idos 2014 (a idade chega, né minha filha?), já me dava a impressão que era bem acabado.

Hoje em dia eles foram além e a fluidez no uso me impressionou. Com mais tempo, vou continuar a configuração dele e, por fim, migrar a minha máquina do trabalho para utilizar ele.


Fechando essas notas quinzenais, e também como você já deve ter percebido, não publiquei nada diretamente no blog, apenas as minhas recomendações. Dois motivos para isso foram eu estar envolvido na Imersão GameDev da Alura e por também ter começado a criação de um Dojo de Microsserviços com Java e Spring Boot.

Surgiu uma oportunidade de ministrar um Dojo, e a minha veia de disseminar conhecimento apitou. Estou trabalhando na criação desse conteúdo para auxiliar na introdução sobre Microsserviços para quem não está habituado.

Quando esse material estiver pronto, compartilharei por aqui.

O que eu vi pela internet

Antes de sair nas Notas Quinzenais, você pode encontrar essas recomendações aqui nessa seção. Sempre publico os links com os comentários na medida em que os encontro.

Diagrams: Diagram as Code

Uma excelente ferramenta para diagramação de arquiteturas de sistema em codigo Python, sem necessitar o uso de nenhuma ferramenta gráfica. Uma vantagem bem interessante dessa ferramenta é poder ter a rastreabilidade da evolução da arquitetura pelo versionamento do repositório, seguindo a linha do Architecture Decision Record.

Mupoca #115 - Home-office pra quem?

Duas dicas em uma: podcast muito interessante sobre o artigo escrito pelo grande Ken Fujioka, discutindo sobre a realidade atual do trabalho em casa ser ou não home-office e suas complicações e imposições causadas pela situação atual decorrente da pandemia de Covid-19.

Deno Is Ready for Production

Em maio, o Deno finalmente alcançou a versão 1.0.0. Essa notícia do InfoQ nos dá uma boa visão geral e o grau de maturidade alcançado pela versão estável desse framework criado pelo desenvolvedor original do Node.js para corrigir as 10 coisas que ele se arrepende no Node.js. Não vejo a hora de começar a brincar com o Deno.

Rust Breaks into TIOBE Top 20

Rust é uma linguagem que há algum tempo vem chamando a atenção. Já fazem 5 anos que é a linguagem mais amada na pesquisa anual do Stack Overflow. Os desenvolvedores já estão usando ela, seja no trabalho ou apenas por hobby. E agora faz parte do ranking TIOBE Top 20 das linguagens mais populares.