William Brendaw

Notas Quinzenais #8: O Grande Recálculo de Rota, Telegram Protege Criminosos e Simulador Minimalista de Lógica

10 de Maio de 2023 · 1 minuto

Uma curadoria sobre tudo o que me chamou a atenção nos últimos dias, publicado primeiro na newsletter Trilha de Valor.

O pai de todos os recálculos de rota

Uma analise sobre como os países do oriente médio produtores de petróleo estão se planejando para o futuro sem o uso de combustíveis fosseis — tanto pelo fim das reservas como pelo próprio movimento do mundo para energias renováveis.

O que mais intriga é um projeto de uma cidade distópica onde todos os moradores — que provavelmente serão super-ricos — serão monitorados a todo momento, sem precisar de documentos ou chaves. Não sei se viveria nesse lugar sem privacidade.

Conteúdo em inglês.

Telegram protege criminosos, não a liberdade de expressão, ao recusar colaboração com a Justiça

Eu realmente entendo o discurso de que as plataformas privilegiam a privacidade dos usuários e não conseguiriam ajudar as autoridades.

Só que isso tem que ser provado, e regulamentado, senão as plataformas que não privilegiam isso, como é o caso do Telegram, acabam soando como agentes que se sentem no direito de estar acima da lei e da sociedade onde está presente e lucra, ajudando que coisas ruins sigam acontecendo.

Um simulador minimalista de lógica digital

Um joguinho bem legal para quem está aprendendo lógica de programação ou quer aprender um pouco mais sobre como funcionam os circuitos digitais dentro de todos os computadores e celulares.

Conteúdo em inglês.