William Brendaw

Notas Quinzenais #5: Quando se Aposentar, Utilidade das IAs e Passatempo Divertido

29 de Março de 2023 · 1 minuto

Uma curadoria sobre tudo o que me chamou a atenção nos últimos dias, publicado primeiro na newsletter Trilha de Valor.

Quão cedo é agora para se aposentar?

Um casal da China virou notícia ao decidir se aposentar antes dos 50 anos sem ser super rico.

Os Chen, uma ex-designer de jogos e um ex-profissional do mercado imobiliário, tomaram a decisão após ficarem desempregados no final do ano passado. Com uma vida simples, caseira e muito menos ansiosa, eles calculam que podem viver os próximos 30 anos com suas economias.

Há quem ache que as contas não fecham ou que eles podem viver além dos 30 anos, mas traz alguma paz ler o relato dos Chen. O casal enquadra sua decisão como uma adoção do estilo de vida tang ping (躺平), um movimento da juventude chinesa que está exausta.

Conteúdo em inglês.

Um uso útil para as IAs generativas

Ao invés de querer usar as IAs como um gerador de lero-lero que quebram facilmente, o DuckDuckGo, buscador alternativo ao Google que respeita a sua privacidade, está usando os poderes da OpenAI e Anthropic para resumir textos da Wikipédia e devolver em consultas/perguntas mais objetivas, que comportem respostas diretas.

Por enquanto o recurso só está disponível para buscas em inglês no seu navegador ou nas suas extensões para os maiores buscadores do mercado.

Parando para pensar além da utilidade, que deve se provar, a iniciativa do DuckDuckGo é muito interessante, principalmente por mostrar que outros usos de IAs gerativas são possíveis e menos gerador de lero-lero.

Um passatempo divertido de carregar o porta-malas de um carro

A premissa é boba, mas a jogabilidade é simples e bem divertida. Dentro de 1 minuto e meio você precisa organizar itens num porta-malas. Basicamente um Tetris, só que de pré-viagem. O jogo é web e pode ser jogado tanto no computador quanto pelo celular.

Conteúdo em inglês.