William Brendaw

Notas Quinzenais #4: História do Riso, Teste do Espelho em IAs e Rotinas de Criativos

15 de Março de 2023 · 1 minuto

Uma curadoria sobre tudo o que me chamou a atenção nos últimos dias, publicado primeiro na newsletter Trilha de Valor.

O riso também tem história

Uma entrevista com o autor do livro “Da revolução do stand-up à TV Pirata” (editora 7 Letras), que explica sua relação com a literatura e a história, a paixão pela TV Pirata, o fascínio com a comédia e como o stand-up surgiu e influenciou o humor na TV a partir da década de 60.

O teste do espelho das IAs

A minha maior preocupação com as Inteligências Artificiais era com a ética do seu uso, muito antes do que qualquer outra coisa. Mas agora começo a me preocupar mais com o quanto as pessoas estão se conectando emocionalmente com elas, achando que elas já são conscientes (o que ainda não é verdade).

O grande lance para isso é que as IAs são grandes fingidoras de empatia e, com isso, conseguem enganar pessoas que consideramos inteligentes, como jornalistas, cientistas e os próprios desenvolvedores dessas ferramentas.

No fim, as IAs vão dominar o mundo não por serem conscientes, mas por conseguirem suprir a necessidade de conexão emocional dos seres humanos.

Conteúdo em inglês.

Rotinas diárias de pessoas criativas

Você já quis saber como são as rotinas diárias de pessoas criativas? Eu também não. Mas, mesmo assim, é interessante ver como não existe um horário do dia definitivo para ser criativo. Cada pessoa tem seu jeito, independentemente do horário que se sentir confortável para trabalhar.

E dessa lista de criativos ilustres, tem gente que trabalha melhor pela manhã, outros pela tarde, ou o Franz Kafka, que fazia o trabalho criativo das 23h às 5h, cochilava 2 horas e depois ia para o trabalho formal.

Coisa de maluco.

Conteúdo em inglês.