William Brendaw

Notas Quinzenais #2: Tomada de Decisão, Otimismo com o ChatGPT e Ferramenta de Escrita

15 de Fevereiro de 2023 · 2 minutos

Uma curadoria sobre tudo o que me chamou a atenção nos últimos dias, publicado primeiro na newsletter Trilha de Valor.

Melhorando sua tomada de decisão

Para a surpresa de ninguém, nós, humanos, somos péssimos tomadores de decisão.

E para contornar esse problema, este artigo mostra a origem e os motivos para isso acontecer e como podemos ter melhores decisões no nosso dia a dia.

Conteúdo em inglês.

Ser otimista ao ver o ChatGPT exige criatividade

Eu sempre tento não ser tão crítico com novas tecnologias que podem revolucionar o nosso mundo, principalmente quando não se dão ao trabalho de proporem um debate ético mínimo sobre o tema. Mas a verdade é que esse tipo de reviravolta no mundo acontece de qualquer forma, independente de qualquer esforço ou crítica externa.

Só ver como hoje em dia somos dependentes de celulares e redes sociais, as duas últimas grandes revoluções tecnológicas.

Bom, para sair um pouco dessa maré de amargura, e principalmente buscando ver o copo meio cheio, seleciono essa coluna da Jacqueline Lafloufa que traz uma visão um pouco mais otimista em relação à nova revolução que despontou nos últimos meses.

Mesmo tendo que colocar a criatividade para trabalhar (e sem a ajuda das IAs!), a autora argumenta que a ruptura ao qual as IAs vão gerar deve criar um mundo onde as mesmas vão precisar de babás. O que é um pouco triste, já que as pessoas devem sair da posição de criativas e, de certa forma, autênticas, para virarem supervisores de máquinas.

Enso, uma ferramenta de escrita “sem edição”

Não sei você, mas eu sempre estou em busca do “editor perfeito”, em que ele seja bonito, limpo, simples e direto. Quando mal estou me acostumando a um editor, logo aparece outro qualquer com uma proposta “revolucionária” e lá vou eu testar algo novo de novo…

No fim, acho que o meu problema — e imagino que para outras pessoas (Não? Ninguém?) — é que eu sempre tento centralizar as coisas em um lugar só, além de querer editar sempre o meu conteúdo. Só que nenhum programa consegue me atender nesses pontos.

Então, para solucionar esse problema, encontrei esse editor super interessante onde você vai escrevendo o que tem na cabeça e ele vai “desaparecendo” com o conteúdo que já foi escrito. Inclusive, ele só permite que você edite o conteúdo fora dele, após exportar o texto em Markdown.

Esse processo faz com que você foque apenas no conteúdo e menos na edição e outras firulas — como eu sempre faço (risos nervosos).