William Brendaw

Notas Quinzenais #1: Previsões, Educação Financeira e Amigos por Correspondência

1 de Fevereiro de 2023 · 1 minuto

Uma curadoria sobre tudo o que me chamou a atenção nos últimos dias, publicado primeiro na newsletter Trilha de Valor.

Previsões para 2023

Um texto muito interessante de ler no início do ano, onde o professor Scott Galloway projeta algumas coisas óbvias — como a recessão global, a permanência do aumento desenfreado dos lucros das big techs e do culto aos inovadores bilionários —, assim como algumas coisas curiosas — como a Disney comprar o Roblox (o Metaverso que funciona) ou a consolidação do streaming (o que eu discordo, pois hoje é mais disperso do que algo organizado).

A primeira lei fundamenta da Educação Financeira

Muitos “especialistas financeiros” vendem a ideia de que qualquer pessoa seria capaz de investir seu dinheiro, basta “parar de ser irresponsável” com as suas finanças e “se organizar”. Mas como reservar uma parte do seu salário se, para a esmagadora maioria das pessoas, o dinheiro mal dá para pagar os boletos e viver minimamente?

Por isso, antes de mais nada, é fundamental focar em apenas uma coisa: proteger o que já tem. Criar uma reserva de emergência e focar em conseguir salários maiores é primordial antes de querer jogar o seu dinheiro em outros investimentos vendidos como de “alto retorno”, mas que escondem um prejuízo ainda maior.

Slowly, uma plataforma para ter amigos por correspondência

A ideia dessa ferramenta é simples: comece a falar com pessoas de todo o mundo numa cadência que simula a troca de cartas entre amigos. Dependendo de onde a pessoa estiver, a mensagem pode levar até dois dias para chegar na sua caixa de entrada, como se uma carta fosse realmente envia pelos correios.

É ótimo para cultivar o hábito para manter as amizades à distância, dos tempos dos nossos avós, onde a comunicação era mais íntima, mais autêntica e saudável.