William Brendaw

Uma tragédia anunciada

10 de Maio de 2024 · 1 minuto

Hoje seria mais um dia para publicar algo técnico aqui no site. Só que desde a sexta-feira passada (03/04), o estado do Rio Grande do Sul e sua capital, onde moro, estão vivendo uma calamidade sem precedentes.

Nunca imaginei que viveria mais um evento histórico negativo após a pandemia. E de forma tão rápida. Minha esposa e eu estamos bem, dentro do possível – com o apartamento intacto, com luz e internet, mas racionando água e comida.

Centro histórico de Porto Alegre completamente alagado pelas enchentes na bacia hidrográfica do Guaíba Centro histórico de Porto Alegre completamente alagada pelas enchentes na bacia hidrográfica do Guaíba.

Porém, em muitas partes da cidade, incluindo a distância de 3 quadras daqui de casa, bairros estão completamente debaixo d’água. Muitas pessoas estão deslocadas de suas casas e vivendo em abrigos.

Sem contar na destruição da infraestrutura da cidade. Nosso aeroporto e rodoviária estão debaixo d’água. Estradas estão destruídas e o único caminho possível virou um corredor humanitário para recebimento de ajuda dos outros lugares. Barulhos de ambulâncias, helicópteros e lanchas são ouvidos durante todo o dia.

É literalmente um cenário de guerra.

E poderia ser evitado se tivesse um planejamento e prevenção por parte do governo do estado e da prefeitura da capital. O sucateamento da máquina pública cobrou o seu preço.

Mercado público da cidade de Rio Grande, no sul do estado, alagado pelo início das enchentes na Laguna dos Patos Mercado público da cidade de Rio Grande, no sul do estado, alagado pelo início das enchentes na Laguna dos Patos.

De qualquer forma, estamos ajudando como podemos e agradecemos muito pela sensibilidade daqueles que estão apoiando da forma que conseguem, seja onde estiver.

Espero que você que está lendo isso esteja bem. E se puder ajudar, faça uma doação para a cozinha solidária, pois estão fazendo um trabalho incrível nesse momento terrível. Ela pode ser feita por pix para rededeabastecimento@gmail.com.

A cabeça não consegue focar em outra coisa além de sobreviver, ajudar e esperar que as coisas melhorem por aqui.

Espero que você e sua família estejam bem. Se cuidem.